Formação

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA  

Justificativa:
            Nos dedicaremos ao estudo teórico e prático  dos conteúdos apontados como ‘problema “ na avaliação de 2010 , como  Dimensões  dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, nos espaços de HTPCs e de Reuniões Pedagógicas, buscando na formação dos educadores o conhecimento, a possibilidade de analisar as suas ações, avaliar a adequação e a significação deste conteúdo no desenvolvimento infantil
 
Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais

O educador é parte essencial do processo de mediação entre a criança e os diversos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade.
Compreendemos que a função de educador não é exclusiva dos professores, ou dos profissionais que trabalham diretamente com a criança em sala de aula, mas é extensiva a todos os profissionais que, de forma direta ou indireta, convivem com a criança no ambiente escolar e trabalham pela preservação de sua saúde, segurança e bem estar. Neste sentido, todos participam nos projetos, reuniões pedagógicas e planejamento de ações coletivas, como sujeitos integrantes e atuantes na equipe com direito aos conhecimentos e decisões.
A efetivação de um trabalho de qualidade depende muito de um convívio em grupo produtivo e cooperativo. Portanto, é fundamental que todos aprendam a dialogar, ouvir o outro, a ajudar e pedir ajuda, aproveitar a crítica, explicar um ponto de vista, coordenar ações com o objetivo de obter sucesso nas tarefas conjuntas.
É fundamental organizar a escola como um espaço onde a cidadania possa ser exercida a cada momento e desse modo seja aprendida para que todos se apropriem do espaço escolar e reforcem os laços de identificação com a escola.
O trabalho pedagógico da escola visa desenvolver os objetivos da proposta, priorizando aqueles que atendam aos projetos desenvolvidos na escola. Nos espaços de formação dos educadores (H.T.P.C.), formação da equipe (reunião pedagógica) e orientação dos educadores de cada classe (reuniões de trios). As teorias visitadas para ampliação e aprofundamento dos saberes da equipe seguirão as teorias que entendem a aprendizagem das crianças na relação com o outro e com o meio e as respeitam como pessoas de direito.
O Plano de Formação dirigindo o olhar para a prática e para os avanços continuará a apoiar-se na mobilização dos princípios já firmados por esta Unidade Escolar:
CORAGEM: para experimentar, avançar, ousar, acreditar em si e no outro.
LIBERDADE: para ser autônomo e facilitador da autonomia do outro, assumir o seu envolvimento teórico e prático.
EQUILÍBRIO: respeito considerando a igualdade de direitos e as peculiaridades de cada um, responsabilidade de suas ações, reconhecimento das próprias possibilidades e as do outro, ter ações pensadas e planejadas.