Projeto Coletivo 2019 – O circo vem aí!
A alegria, as músicas, as cores, as
possibilidades criativas e imaginárias para planejar e desenvolver as
atividades com os pequenos foi determinante para a escolha do tema. Além disso,
o encantamento e o envolvimento das crianças são garantidos ao conhecerem os
diferentes personagens, as canções, as brincadeiras, os objetos, as
histórias...
Os direitos de aprendizagem – conviver, brincar,
participar, explorar, expressar, conhecer-se – estarão presentes nas propostas
nesta rica temática. O objetivo será desenvolver o trabalho nos campos de
experiência, de maneira integrada, a partir das brincadeiras, envolvendo a
exploração, manuseio, identificação de sons, objetos e personagens; estimular a
escuta atenta em contações e leituras de histórias, rodas de conversa e contos
coletivos valorizando a fala e a imaginação.
Além das propostas de atividades envolvendo brinquedos e
brincadeiras circenses, circuitos temáticos, rodas de músicas, vídeos,
dramatizações apresentadas pela equipe escolar, haverá momentos de atividades
coletivas entre as turmas e, no segundo semestre, será organizada uma saída
pedagógica envolvendo todas as turmas. Essa proposta de saída pedagógica, a
princípio, será para uma apresentação em um circo; isso, porém, dependerá da
disponibilidade de verbas da APM para o pagamento de ingressos e para o
transporte; também dependerá da disponibilidade de agendamento do local
visitado que será contatado futuramente. No caso de impossibilidade da visita
ser realizada ao circo, verificaremos a possibilidade em outras instituições
que serão definidas posteriormente. Como encerramento do projeto, no sábado
letivo com as famílias do segundo semestre (28/09/2019), serão organizadas
atividades e/ou apresentações envolvendo a temática circense com o objetivo de
proporcionar a vivência das crianças e dos familiares com o tema desenvolvido e
seus desdobramentos.
Durante o ano letivo, todas as
atividades e possíveis locais de visitação serão discutidos e decididos com a
equipe escolar, considerando o planejamento das turmas, a disponibilidade de
verbas da APM e de agenda dos locais selecionados.
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